blog tingimento natural

varias peças texteis tingimento natural amarelo planta tintoria urucum

Plantas que tingem: Urucum – Capítulo 1

Todo brasileiro conhece o urucum, mesmo não sabendo exatamente o que é. Quem nunca brincou de índio pintando o rosto de vermelho? Quem nunca experimentou um dos muitos pratos bem brasileiros temperados com colorau? Pois é: duas coisas que vem do urucum, mesmo que a primeira tenha virado apenas uma referência. O urucum é uma planta muito comum em…

Leia mais
Flores secas de benibana ou cártamo edetalhe de tecido japonês carmim feito cm fio tingido de benibana

Cores do Japão – “Benibana” ou flor vermelha

Você conhece a flor do cártamo? Eu nunca tinha ouvido falar. Fui conhecê-la no Japão com o nome de benibana e para minha surpresa ela é a protagonista de uma das mais tradicionais e raras formas de tingimento natural japonês. Minha primeira experiência com o tingimento natural no Japão foi na província de Yamagata e coincide com a primeira…

Leia mais
Jardim botânico de plantas tintórias de Takasaki, Japão - Tecidos tingidos com plantas

Cores do Japão – Jardim botânico de plantas tintórias

Qualquer tipo de jardim é encantador. Mas quando penso em jardins botânicos sempre sinto uma curiosidade especial. Como se além de fartar meus olhos com beleza, eu fosse descobrir os segredos das plantas. Imagine então um jardim botânico especializado em plantas tintórias. A sensação de desvendar os segredos das cores das plantas foi indescritível ao visitar o Jardim Botânico…

Leia mais

Cores do Japão – A poesia de Fukumi Shimura

“Por anos, desde que entrei no caminho do tingimento natural, eu venho recebendo infindáveis cores da natureza. Elas têm vertido infinitamente sobre mim, demasiado para este parco recipiente conseguir segurar. Exultante como uma criança com tintas novinhas, eu venho tecendo e tecendo os fios tingidos com árvores e gramas.” (Fukumi Shimura) Não sei ao certo por onde começar este…

Leia mais
Obra em azul: Detalhe da obra 翳・Ⅰ de Hiroyuki Shindo, reproduzida do catálogo do Musée de Somé Seiryu de Kyoto. Telhado de palha: Detalhe da foto de Gil Gosch obtida em Miyama, Kyoto, Japão.

Cores do Japão – O azul de Hiroyuki Shindo

Foi muito difícil definir qual seria a primeira experiência que abriria esta série Cores do Japão. São tantas as imagens, sentimentos, aprendizados e inspirações trazidas pelas minhas memórias da viagem ao Japão! Esta viagem foi resultado do prêmio recebido pela obra têxtil Cada Passo, em 2016. Na minha última postagem, conto a história completa dessa façanha que me abriu…

Leia mais
Arte têxtil Cada Passo obra de Fernanda Mascarenhas

Cada Passo – Da performance às cores botânicas

Algumas vezes os caminhos são retos, lisos, monótonos. Mas na maioria das vezes eles são trilhas sinuosas, cheias de subidas e descidas, não sabemos ao certo aonde vamos parar. E aí está o encanto: podemos parar para observar a beleza das flores e aprender com cada pessoa que cruzamos ao percorrê-lo. Meu caminho até o tingimento natural começou com…

Leia mais

Plantas que tingem – Araucária

Todo ano espero ansiosa a chegada da estação mais fria do ano. O inverno traz muitas coisas gostosas. O cheiro da fogueira, a alegria das festas juninas e o gosto dos pinhões. É delicioso comer pinhão em noites frias, esquenta o corpo e aconchega o coração. Seu gosto inconfundível é intenso e ao mesmo tempo guarda o frescor de…

Leia mais

Impressão botânica – Plantas brasileiras

Qual é a primeira imagem que vem a cabeça ao escutar o termo “impressão botânica”? Se eu não soubesse nada sobre o assunto, imaginaria aquelas belíssimas ilustrações feitas por botânicos para estudar a flora. Na verdade, impressão botânica é um tipo muito especial de tingimento natural. Como o próprio nome descreve, imprimimos as cores e formas de folhas, flores,…

Leia mais
Lenço de seda amarelo tingido com casca de cebola

Tutorial – Tingimento com cascas de cebola

Sabe aquelas cascas de cebola que iriam para o lixo? Não jogue fora! Elas podem se transformar na linda cor que dá vida a este lenço. Neste tutorial, vou ensinar a você o passo a passo para tingir com as cascas da cebola de forma simples. Para você começar a desvendar o mundo do tingimento natural utilizando materiais que…

Leia mais
varias peças texteis tingimento natural amarelo planta tintoria macela

Plantas que tingem – Macela

Você sabia que tempos atrás os travesseiros das crianças eram recheados de delicadas flores perfumosas? Pois foi assim a primeira vez que ouvi falar da macela. Ou marcela-do-campo como algumas pessoas também chamam. É uma planta muito especial que nasce espontaneamente em campos e capoeiras do Brasil, principalmente no Sul e Sudeste. E além de enchimento de travesseiro, ela…

Leia mais
tingimento natural azul e com eucalipto em texteis

Lançamento do Blog Tingimento Natural em 12 de maio!

O primeiro texto será sobre a macela, uma planta medicinal e muito especial que tinge de amarelo. Junte-se a minha lista de e-mail. Você vai poder acompanhar quinzenalmente minhas pesquisas sobre plantas e tingimento natural, com alguns tutoriais para você dar os primeiros passos no mundo das tinturas botânicas. Além de muitas inspirações e experimentações em arte têxtil.

Leia mais